INFORMATIVO

Tudo sobre a hora da compra dos seus óculos

ÓPTICA REFERÊNCIA

Nesse artigo, iremos pontuar momentos importantes na hora da compra dos seus óculos, na escolha das marcas de lentes, a importância das medidas e de escolher uma ótica credenciada e com comprometimento. Nosso objetivo é alertar o consumidor para que não caiam mais nas armadilhas na compra dos óculos.
O número de estabelecimentos óticos cresceu absurdamente nos últimos anos, mas infelizmente a qualidade dos serviços prestados diminuiu muito em virtude de diversos fatores, que vão desde o suporte de algumas industrias oferecem , até ao atendimento ao consumidor final. Por esse motivo, precisamos estar atentos nas armadilhas usadas por algumas lojas e até mesmo por pessoas não capacitadas para o atendimento do cliente no balcão.
O que vou citar nesse artigo, não deve ser considerada como verdade absoluta, pois trata de uma opinião profissional como técnica em ótica e consumidora no que diz a respeito da rotina de atendimento na venda de um óculos.

- Sua receita é sua, e não pode ser retida!

Alguns estabelecimentos oferecem “ CONSULTA GRÁTIS”, desde que os óculos sejam comprado nesse mesmo local. A receita é sua!
Portanto pague por ela, para leva-la consigo em outras óticas, preservando assim sua livre escolha na compra. Escolha óticas de confiança com referencias e credibilidade no mercado. A Otica Referencia, esta no mercado há 20 anos, somos credenciados com as melhores industrias de lentes e armações e somos a ótica mais bem avaliada no Google na região de Santa Catarina.

- O oftalmologista pode indicar tecnologias de lentes

No campo de observação da receita o médico pode indicar aos pacientes, tecnologias, tratamentos, índice de refração, antirreflexos e etc. Indicar sobre marcas, performance, garantia e assistência de lentes, isso é competência do consultor ótico.

- Faça orçamentos

Faça orçamentos nas óticas credenciadas com os melhores fabricantes de lentes, Assim você terá a garantia da compra de produtos originais e de tecnologia de ponta e a segurança com as medidas das suas lentes com equipamentos específicos para cada lente. As grandes redes costumam trabalhar com laboratórios próprios ou lentes “patenteadas”, que não tem a mesma procedência e tecnologia das lentes originais das grandes industrias.
Os principais fabricantes fornecem as óticas tabelas com preços sugeridos e esta tabela serve de referencia para a negociação e desconto de pagamentos. Quando um estabelecimento trabalha com tabela de preço própria desconfie, você pode estar comprando o famoso “gato por lebre”.

- Variedades de tecnologias e lentes e diferença de preço

Atente-se a essa situação:
o consumidor viu nas mídias uma propaganda de uma lente “X”. Resolveu fazer orçamentos dentro desse produto em três estabelecimentos diferentes.
Ótica 1: o valor do produto X, estava em R$350,00. A vista ele tem 10% desconto, totalizando o valor de R$315,00
Ótica 2: o valor do produto X, estava R$330,00. A vista fica R$297,00, também com o mesmo 10%.
Ótica 3: o mesmo produto, estava R$250,00 e a vista ele consegue 20% de desconto, ficando o valor de R$200,00
CUIDADO, NÃO EXISTE MÁGICA!
Você nunca vai adquirir o mesmo produto, a mesma tecnologia, o mesmo tratamento com essa diferença de preço. Questione sobre os tratamentos, prazo de entrega, garantia, certificado de autenticidade do produto. Isso é monetariamente impossível de acontecer, ninguém compra uma Ferrari, pelo valor de um carro popular.

- Garantia de produtos e prazo de entrega

Todas as lentes originais possuem certificados de garantia com todas as especificações de tecnologia, material, antirreflexo. Vou mencionar as principais garantias de acordo com materiais e tratamentos
-Resinas 1.50 e 1.56 não possuem garantia contra quebra, portanto escolha armações em acetato e metal fechada.
-Resina 1.60, 1.67, 1.74 alem do material policarbonato e Trivex possuem garantia de quebra quando montadas em armações três peças e fio de nylon
-Antirreflexo básico da garantia somente de descasque, considerado defeito de fabricação
-Antirreflexo premium da garantia contra arranhões superficiais de limpeza (aquele que você não sente com as pontas dos dedos) e não por mal uso da parte do cliente.
Lembrando todos os certificados vem com essas informações e prazos escritos, caso o ótico não saiba informar, consulte mais sobre o produto na internet ou 0800 do próprio fabricante. Válido ressaltar também, que quem fornece essa garantia/ assistência é o fabricante do produto, respeite o prazo e as orientações pré determinadas pelo fabricante, a ótica é só o meio de intermédio entre consumidor final e indústria.
Não exija prazos muito curtos para entrega de seus óculos, existe um processo que deve ser cumprido a risca na fabricação das suas lentes, segue o padrão de prazo estabelecidos pelos laboratórios:
– lentes prontas com ou sem antirreflexo: de 1 a 3 dias úteis
– lentes surfassadas sem antirreflexo: de 3 a 5 dias uteis
– lentes surfassadas com antirreflexo: de 5 a 12 dias uteis
Obs: consulte sempre a disponibilidade em estoque para prazos diferentes do padrão.

- Entrega dos óculos

Não vá retirar seus óculos com pressa e vá você mesmo retirar seus óculos, não terceirize esse momento.
– confira se a armação está no estojo referido a própria marca
– ajuste a armação de uma forma que fique mais confortável para você
– confira o certificado de garantia das lentes, se está tudo conforme o combinado (material da lentes, tratamento, tecnologia)
– exija nota fiscal com os produtos comprados
– e não esqueça sua receita original, ela é um documento seu.

Sempre que possível leve seus óculos para fazer a manutenção na ótica onde você comprou. Ajuste a armação, aperte os parafusos, faça uma limpeza no aparelho de ultrassom, todas nossas lojas possuem todos equipamentos necessários para essa assistência, isso ira ajudar na durabilidade das suas lentes e armações e se preciso identificar possíveis garantias da peça antes de vencer o prazo de troca.

- Deveres do ótico

– Recepcionar e tratar bem o cliente com ética e respeito.
– Interpretar corretamente a receita
– Informar sobre as diversas tecnologias e preços, auxiliando na melhor escolha de acordo com a necessidade de cada cliente.
– Informar sobre carências, garantias e tudo que o cliente está assegurado com esse produto.
– ajustar a armação para que fique confortável
– informar prazos reais de entrega
– auxiliar na escolha correta da armação de acordo com o rosto e necessidade de cada cliente
– fazer tomadas de medidas corretas de acordo com cada lente e tecnologia, aqui na ótica Referencia trabalhamos somente com medidas digitais e nosso software está vinculado com cada fabricante, assim fornecemos medidas mais precisas.
– acompanhar confecção dos óculos e laboratórios e quando necessário entrar em contato com o cliente para mante-lo informado sobre a produção dos óculos
– entregar o óculos para seu próprio cliente, não terceirizar essa função para outras pessoas, você sabe o que foi tratado e a real necessidade do cliente.
– prestar assistência sempre que for solicitado
– entregar nota fiscal
– não prometer o impossível

- Deveres do cliente

– tratar os funcionários da ótica com respeito
– não fazer orçamento de óculos sem estar com a receita
– não experimentar armações de óculos nas lojas físicas e comprar pela internet
– perguntar sobre a procedência dos produtos
– perguntar sobre as garantias dos produtos
– perguntar sobre prazos de entrega
– solicitar ajuste nas armações para ter certeza que é confortável mesmo
– não exija prazos muito curtos para entrega dos óculos, eles tem um processo de preparação
– não comprar peças de segunda linha e levar para ótica fazer suas lentes, a ótica não se responsabiliza por procedência e produtos de outras lojas
– caso o óculos comprado apresente algum defeito, não minta sobre o que aconteceu, não induza o ótico solicitar uma garantia improcedente
– o cliente nem sempre tem razão, principalmente quando reclama de uma maneira sem respeito e exige algo que não é seu direito.