Nesse artigo, iremos pontuar momentos importantes na hora da compra dos seus óculos, na escolha das marcas de lentes, a importância das medidas e de escolher uma ótica credenciada e com comprometimento. Nosso objetivo é alertar o consumidor para que não caiam mais nas armadilhas na compra dos óculos.
O número de estabelecimentos óticos cresceu absurdamente nos últimos anos, mas infelizmente a qualidade dos serviços prestados diminuiu muito em virtude de diversos fatores, que vão desde o suporte de algumas industrias oferecem , até ao atendimento ao consumidor final. Por esse motivo, precisamos estar atentos nas armadilhas usadas por algumas lojas e até mesmo por pessoas não capacitadas para o atendimento do cliente no balcão.
O que vou citar nesse artigo, não deve ser considerada como verdade absoluta, pois trata de uma opinião profissional como técnica em ótica e consumidora no que diz a respeito da rotina de atendimento na venda de um óculos.
Alguns estabelecimentos oferecem “ CONSULTA GRÁTIS”, desde que os óculos sejam comprado nesse mesmo local. A receita é sua!
Portanto pague por ela, para leva-la consigo em outras óticas, preservando assim sua livre escolha na compra. Escolha óticas de confiança com referencias e credibilidade no mercado. A Otica Referencia, esta no mercado há 20 anos, somos credenciados com as melhores industrias de lentes e armações e somos a ótica mais bem avaliada no Google na região de Santa Catarina.
No campo de observação da receita o médico pode indicar aos pacientes, tecnologias, tratamentos, índice de refração, antirreflexos e etc. Indicar sobre marcas, performance, garantia e assistência de lentes, isso é competência do consultor ótico.
Faça orçamentos nas óticas credenciadas com os melhores fabricantes de lentes, Assim você terá a garantia da compra de produtos originais e de tecnologia de ponta e a segurança com as medidas das suas lentes com equipamentos específicos para cada lente. As grandes redes costumam trabalhar com laboratórios próprios ou lentes “patenteadas”, que não tem a mesma procedência e tecnologia das lentes originais das grandes industrias.
Os principais fabricantes fornecem as óticas tabelas com preços sugeridos e esta tabela serve de referencia para a negociação e desconto de pagamentos. Quando um estabelecimento trabalha com tabela de preço própria desconfie, você pode estar comprando o famoso “gato por lebre”.
Atente-se a essa situação:
o consumidor viu nas mídias uma propaganda de uma lente “X”. Resolveu fazer orçamentos dentro desse produto em três estabelecimentos diferentes.
Ótica 1: o valor do produto X, estava em R$350,00. A vista ele tem 10% desconto, totalizando o valor de R$315,00
Ótica 2: o valor do produto X, estava R$330,00. A vista fica R$297,00, também com o mesmo 10%.
Ótica 3: o mesmo produto, estava R$250,00 e a vista ele consegue 20% de desconto, ficando o valor de R$200,00
CUIDADO, NÃO EXISTE MÁGICA!
Você nunca vai adquirir o mesmo produto, a mesma tecnologia, o mesmo tratamento com essa diferença de preço. Questione sobre os tratamentos, prazo de entrega, garantia, certificado de autenticidade do produto. Isso é monetariamente impossível de acontecer, ninguém compra uma Ferrari, pelo valor de um carro popular.
Todas as lentes originais possuem certificados de garantia com todas as especificações de tecnologia, material, antirreflexo. Vou mencionar as principais garantias de acordo com materiais e tratamentos
-Resinas 1.50 e 1.56 não possuem garantia contra quebra, portanto escolha armações em acetato e metal fechada.
-Resina 1.60, 1.67, 1.74 alem do material policarbonato e Trivex possuem garantia de quebra quando montadas em armações três peças e fio de nylon
-Antirreflexo básico da garantia somente de descasque, considerado defeito de fabricação
-Antirreflexo premium da garantia contra arranhões superficiais de limpeza (aquele que você não sente com as pontas dos dedos) e não por mal uso da parte do cliente.
Lembrando todos os certificados vem com essas informações e prazos escritos, caso o ótico não saiba informar, consulte mais sobre o produto na internet ou 0800 do próprio fabricante. Válido ressaltar também, que quem fornece essa garantia/ assistência é o fabricante do produto, respeite o prazo e as orientações pré determinadas pelo fabricante, a ótica é só o meio de intermédio entre consumidor final e indústria.
Não exija prazos muito curtos para entrega de seus óculos, existe um processo que deve ser cumprido a risca na fabricação das suas lentes, segue o padrão de prazo estabelecidos pelos laboratórios:
– lentes prontas com ou sem antirreflexo: de 1 a 3 dias úteis
– lentes surfassadas sem antirreflexo: de 3 a 5 dias uteis
– lentes surfassadas com antirreflexo: de 5 a 12 dias uteis
Obs: consulte sempre a disponibilidade em estoque para prazos diferentes do padrão.
Não vá retirar seus óculos com pressa e vá você mesmo retirar seus óculos, não terceirize esse momento.
– confira se a armação está no estojo referido a própria marca
– ajuste a armação de uma forma que fique mais confortável para você
– confira o certificado de garantia das lentes, se está tudo conforme o combinado (material da lentes, tratamento, tecnologia)
– exija nota fiscal com os produtos comprados
– e não esqueça sua receita original, ela é um documento seu.
Sempre que possível leve seus óculos para fazer a manutenção na ótica onde você comprou. Ajuste a armação, aperte os parafusos, faça uma limpeza no aparelho de ultrassom, todas nossas lojas possuem todos equipamentos necessários para essa assistência, isso ira ajudar na durabilidade das suas lentes e armações e se preciso identificar possíveis garantias da peça antes de vencer o prazo de troca.
– Recepcionar e tratar bem o cliente com ética e respeito.
– Interpretar corretamente a receita
– Informar sobre as diversas tecnologias e preços, auxiliando na melhor escolha de acordo com a necessidade de cada cliente.
– Informar sobre carências, garantias e tudo que o cliente está assegurado com esse produto.
– ajustar a armação para que fique confortável
– informar prazos reais de entrega
– auxiliar na escolha correta da armação de acordo com o rosto e necessidade de cada cliente
– fazer tomadas de medidas corretas de acordo com cada lente e tecnologia, aqui na ótica Referencia trabalhamos somente com medidas digitais e nosso software está vinculado com cada fabricante, assim fornecemos medidas mais precisas.
– acompanhar confecção dos óculos e laboratórios e quando necessário entrar em contato com o cliente para mante-lo informado sobre a produção dos óculos
– entregar o óculos para seu próprio cliente, não terceirizar essa função para outras pessoas, você sabe o que foi tratado e a real necessidade do cliente.
– prestar assistência sempre que for solicitado
– entregar nota fiscal
– não prometer o impossível
– tratar os funcionários da ótica com respeito
– não fazer orçamento de óculos sem estar com a receita
– não experimentar armações de óculos nas lojas físicas e comprar pela internet
– perguntar sobre a procedência dos produtos
– perguntar sobre as garantias dos produtos
– perguntar sobre prazos de entrega
– solicitar ajuste nas armações para ter certeza que é confortável mesmo
– não exija prazos muito curtos para entrega dos óculos, eles tem um processo de preparação
– não comprar peças de segunda linha e levar para ótica fazer suas lentes, a ótica não se responsabiliza por procedência e produtos de outras lojas
– caso o óculos comprado apresente algum defeito, não minta sobre o que aconteceu, não induza o ótico solicitar uma garantia improcedente
– o cliente nem sempre tem razão, principalmente quando reclama de uma maneira sem respeito e exige algo que não é seu direito.
Horários de atendimento:
Seg a sex: 09h – 18h30 | Sábado: 09h – 12h
E-mails de contato:
opticareferenciafloripa@gmail.com
zeissvisionfloripa@gmail.com